Ai,
que vontade de morder!
Conteúdo:
Identidade e Autonomia
Identidade e Autonomia
Objetivo:
Lidar com crianças que mordem.
Lidar com crianças que mordem.
Para
que as mordidas não aconteçam
·
Estimule situações comunicativas, pois o uso
progressivo da fala e de outras formas de comunicação vão, aos
poucos, substituir as dentadas.
·
Garanta que haja variedade de material,
principalmente dos brinquedos preferidos. Dessa forma, há a possibilidades de
escolha para todos, evitando-se assim as disputas.
·
Esteja sempre por perto na hora em que o grupo compartilhar
brinquedos.
·
Evite situações que irritam ou cansam as
crianças, como fome, sono e longos períodos de espera entre uma atividade e
outra.
·
Se houver uma que costuma morder com mais
frequência, fique próximo dela. Certamente ela vai se sentir mais constrangida
com um adulto por perto.
Mas,
se elas acontecerem
·
Antes de tudo, cuide de quem sofreu a mordida
e o acolha.
·
Se quem mordeu tiver mais de 3 anos, chame-o
para ajudar a cuidar do machucado que causou e assim conhecer as consequências
de sua ação.
·
Não brigue, mas seja firme e explique que
isso não é uma coisa boa de se fazer porque causa dor.
·
Analise os contextos e a frequência desse
comportamento e investigue as causas.
·
Nunca estigmatize a criança tornando-a a
mordedora do grupo.
·
Ao contrário, procure ajudá-la a mudar de
atitude.
·
Ao avisar os pais de quem sofreu a mordida,
não revele o nome do colega que causou o machucado, mas explique as
providências tomadas.
·
Já os familiares da que mordeu só devem ser
comunicados se o comportamento se repetir com frequência.
Contribuição
Pedagógica:
Claudiani Peçanha Silva
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